quinta-feira, 19 de março de 2009

Irlanda

Agora vou falar sobre viagem, no sentido denotativo da palavra :) ! Viajar é maravilhoso, mas o engraçado é que conheço muita gente que não curte tanto assim ou cisma que só quer conhecer o Brasil, é incrível, mas é verdade! Eu também quero viajar muito mais pelo nosso imenso e belo país, mas é muito bom também conhecer outras culturas, outras paisagens, outros climas. Foi com essa vontade que fui parar na República da Irlanda para aperfeiçoar meu inglês. Viajei em 1995, uma época em que a maioria dos brasileiros nem sabia onde ficava a ilha, e quem sabia, tinha a imagem de um país perigoso por causa dos atentados do IRA, devido a guerra religiosa entre católicos e protestantes, até hoje não resolvida. Mas esse é outro assunto!

Na verdade escolhi a Irlanda por dois motivos: eu trabalhava em uma agência de viagens com um irlandês que vendia os cursos, e também por me encantar com a idéia de ir para um destino diferente! Todo mundo queria ir para os Estados Unidos e para a Inglaterra naquela época. Hoje, a Irlanda é super procurada, assim como a Austrália e o Canadá.
E é um lugar realmente encantador, tanto pelo povo, para lá de receptivo e conversador, quanto pela cultura e pelas belezas naturais. Apaixonei-me pelo país, tanto que dois anos depois voltei para conhecer mais cidades e também, a Irlanda do Norte, que não pude conhecer naquela ocasião. Rever os amigos e a “família” foi maravilhoso!
As minhas duas idas foram espetaculares : a primeira, com intuito de estudar, pude conviver com muitas pessoas legais de diversas nacionalidades: espanhóis, italianos, alemães, franceses e bósnios, este um povo sofrido, refugiado de guerra e que me fez ver nossos problemas (brasileiros) de outra maneira. Os professores se tornaram amigos que tanto me ensinaram sobre a cultura e o modo de vida e de pensar dos irlandeses. Eles são cheios de histórias para contar! Acabei ficando mais tempo estudando que o previsto e deu para conhecer o lugar, em minha opinião, mais incrível de lá, situado na costa oeste: o Cliffs of Moher (foto). Um penhasco de 8 km de extensão e quase 300 metros de altura, e por isso só deitado se enxerga lá embaixo. Foi a única viagem que fiz longe dos arredores de Dublin, onde morei com os amigos do curso. Depois com um bom empurrão da minha mãe, viajei bastante pela Europa. Como ela disse: já que você está aí, aproveite! E aproveitei! Conheci a Inglaterra, França, Espanha, Itália, Alemanha e Bélgica. Foi a melhor coisa que fiz na minha vida, na época certa. Mas essa maratona também fica para outra postagem!

Minha segunda ida à Irlanda foi para passear por 15 dias (depois passei mais 15 na Flórida: eram as férias). Fiquei na casa de um amigo brasileiro e sem avisar, toquei a campainha da minha “ex-casa”, nunca me esqueço da cara da minha mãe irlandesa! Foi um grande momento! Em 5 dias dei a volta na ilha, mais ou menos 5.000 km, claro que foi bem corrido, mas valeu a pena. Eu quis voltar ao Cliffs, porém,dessa vez, a Irlanda do Norte era meu foco. Existia um grande muro na fronteira das Irlanda(s), coisa nova para mim! Mas cheguei tranquila a Belfast e fui andar pela cidade, sem medo, estava adorando. Assim como adorei a costa norte e Bangor, a cidade em que dormi, aliás, lembrava bem nossa Região dos Lagos! Mais precisamente, Búzios.

Bom, vou contando aos poucos essa e outras experiências de viagem em várias postagens...!
No mais, viajar é bom demais!

Por Drica

Nenhum comentário:

Postar um comentário