sábado, 21 de março de 2009

Com o pé na estrada...

Vamos lá! A ideia inicial desse blog era de falar em viagens. Não só de coisas super turísticas, mas do sentimento em si, de sair por aí, compartilhar destinos, encontros, desencontros, paisagens, ideias! Mas aí, pelo menos quando se fala em viajar, me vêm à cabeça as companhias que tive durante esses anos de idas e vindas. Foram amigos, família, namorados, não namorados, ex-marido, colegas de trabalho. Aliás, esses talvez tenham sido os mais frequentes!
Pois é, além de já gostar de viajar há muitos anos por hobby, também já viajo tantos outros pela profissão; sendo mais específica, há 15 anos, como comissária de bordo, e apesar das viagens serem a trabalho, posso dizer que já conheci muito lugar interessante! A América do Sul praticamente toda: anos indo a Buenos Aires, Chile, Bogotá, Caracas, Santa Cruz de la Sierra, Lima. E isso que vou dizer é engraçado: se você parar e me perguntar: me diz um nome de um restaurante bom em Buenos Aires. Me pegou! Sei chegar em um monte de lugares, mas em relação a nomes sou péssima!
Fortaleza, Maceió, Florianópolis, Boa Vista, Macapá, Belém, Manaus, Brasília, um pouco de tudo e de tudo um pouco. O que eu acho mais interessante é que quando me lembro de cada um dessas viagens me vem logo à cabeça um lugar, uma situação, geralmente relacionado à comida! Nos bons tempos em que eu trabalhava na Transbrasil íamos muito à Picanha do Raul em Fortaleza, um restaurante simples e acolhedor. Depois sempre íamos dar uma volta pela feirinha e comprar umas castanhas na barraca do Adeilson! Em Maceió tem o delicioso restaurante chamado Império dos Camarões e o antigo hotel Matsubara, onde proprietária, D.Nair, nos tratava feito reis! Floripa era só descer a ladeira ao lado do hotel, pegar o ônibus e ir direto para Praia do Meio e na volta o bom era comer uns camarões! Em Boa Vista, aos sábados, tinha uma feijoada maravilhosa no hotel e o melhor, era cortesia! Depois, para fazer uma boa digestão, nós saíamos para dar uma passeada pelas lojas onde se vendia muita coisa legal em ouro. Em Macapá ficávamos na ‘casa da barbie’, um hotel todo rosa que tinha uma piscina e uma churrasqueira no terraço e onde fizemos muitos eventos legais, geralmente assávamos peixes comprados fresquinhos, isso quando não íamos a um restaurante na beira do Rio, que tinha uma vista linda e um peixe sensacional também. Cada lugar tem suas características e seus costumes que com o tempo a gente vai se acostumando!
Da mesma forma que me lembro das comidas, dos passeios, lugares, também me lembro das pessoas que estavam comigo nesses dias especiais que contribuíram para que esses momentos fossem especiais! O dia em que eu e minha amiga Tathi andamos durante horas pela praia de Natal para subir no Morro do Careca; com meu ex-marido e a tripulação toda esquiando no Vale Nevado no Chile; as três vezes que fui à Catedral do sal em Bogotá; as noites nas baladas em Buenos Aires que chegávamos ao hotel na hora do café da manhã! Isso tudo é muito bom!
Agora estou entrando em uma outra fase: a dos voos internacionais! São finais de semana em Miami; em Paris uma paradinha para apreciar um croissant au chocolat e as comprinhas em NY. Está bom ou quer mais?! Para mim, está simplesmente ótimo!
Por Andréa

Um comentário:

  1. Voce disse que nao se lembra o nome dos restaurantes de Buenos Aires, mas e so de la que voce nao se lembra, ne? Depois nao outros lugares da ate vontade de ir na Casa da Barbie ou na barraca do Adelison... acho que em Buenos Aires tu tava e bebada sempre, hehehe, beijos

    ResponderExcluir