segunda-feira, 13 de julho de 2009

Dói! Complica!

Eu estava para escrever sobre o assunto desde domingo passado, impulsionada pelo texto da Martha Medeiros sobre a sinceridade, que saiu na Revista do O Globo. Mas acabei não concretizando nenhuma ideia. Não estava conseguindo colocar no papel, nem sabendo lidar com todo aquele emaranhado de sentimentos de algumas situações que passei nesses últimos tempos. Sim, minha cabeça estava a mil!
Entre o estudo de um ponto e outro da lei 8.112, resolvi ler a Época, de trás para frente, o que é minha mania! Cheguei à entrevista com o escritor português António Lobo Antunes, onde o trecho que reescrevo agora me chamou atenção: “Escrever é um ato impossível, porque tudo o que interessa vem antes das palavras, como as intenções, os desejos, a loucura”. É isso!!! Eu queria falar sobre a sinceridade e suas várias facetas, tinha mil intenções, mil ideias, mil pensamentos, mas estava difícil escrever! Opa! A reportagem me deu uma pontinha de inspiração para tentar começar...

Sinceridade...
Bem, o ideal é acreditarmos na sinceridade das pessoas tão próximas, que convivemos, que amamos, onde o amor e a amizade estão sempre em jogo. Mas e quando acreditamos, sem pestanejar, e, de repente, enxergamos que não era bem aquilo? Complica! Longe da Drica falar que não devemos ser sinceros, mas este adjetivo às vezes é perigoso. Até que ponto a sinceridade causa efeitos apenas benéficos? E quando de tão sincera, dói? Complica! Tem também quando a gente suplica por ela, porque tem a esperança de que o que se vai ouvir será diferente do que no fundo já sabemos? E aí ela vem como uma avalanche, porém sincera e é o que se espera, mas dói e...complica!! Quantas vezes acreditamos na sinceridade, no pedido de perdão, de voltar atrás? E nos sentimos felizes e amadas por esse gesto, mas depois, esperançosas por mudanças, estas não acontecem? Da sinceridade surge a frustração.Dói pacas! E aí sim, complica! Sejamos sinceros o tempo todo sim, mas com a convicção de que esta demonstração é 100% de coração, sem volta nem dúvidas futuras. Que não doa e não complique!

Por Drica

Um comentário: